terça-feira, 5 de janeiro de 2010
Resumo carioca
Boa noite,
Depois de um merecido recesso o blog volta com tudo para o universo do samba.
Neste período de recesso fui ao RJ onde conferi duas grandes apostas do samba carioca. Na sexta-feira dia 01/01 fui ao Sacrilégio, bar que fica na tradicional rua Mem de Sá, assistir ao grupo Batuque na Cozinha e no sábado dia 02/01 fui ao lindíssimo Trapiche Gamboa conferir o Galocantô que fiz até alguns registros de vídeo conforme abaixo.
Na sexta-feira a cidade que sediará as olimpíadas estava repleta de turistas de todo o mundo e na rua Mem de Sá, que conglomera opções de samba e atrações musicais na noite carioca, o espaço era pequeno e o calor era infernal.
Cheguei no Sacrilégio para ver o grupo apadrinhado pelo Martinho da Vila se apresentar. E para ser bem honesto o Batuque na Cozinha me decepcionou. Não sei se era para atender ao público presente, mas o grupo esbanjou do lugar comum em seu repertório, tocando clássicos da MPBs muito mais para animar os gringos presentes e esquecendo que na verdade é um grupo de samba. Nada contra clássicos da MPB, mas o grupo tem que se preocupar com o quer ser e onde quer chegar, pois com esta postura acaba se tornando mais uma bandinha de boteco que toca “Flor de Lis”, Bêbado e o Equilibristas” e outras canções que caracterizam o estilo “Barzinho e violão”, sem inventividade e originalidade que se espera de um grupo novo de samba.
No sábado me deparei com o extremo oposto do indicado acima. No Trapiche Gamboa o excelente grupo Galocantô confirmou a tendência de ser um dos novos grupos de samba do RJ. Mesclando repertório próprio com canções de Paulinho da Viola, Candeia, Zé Ketti, e outros grandes nomes, o grupo colocou a massa para dançar sem perder a sua linha de atuação e entoando sambas que tocavam o coração e a alma. Esbanjando simpatia e técnica o grupo fez uma apresentação completa passando por diversas fases e estilos de samba.
Independente de minha avaliação e críticas o importante é que o samba está aí crescendo e amadurecendo. Sem saudosismo o samba se rejuvenesce e pede passagem.
Bom ano de samba para todos nós.
Ps: amanhã a agenda do mês de janeiro estará disponível com muitos sambas!
Galocantô em ação
Marcadores:
ao vivo,
cidade,
galocantô,
rio de janeiro,
sacrilégio,
samba,
show,
sol nascerá,
traço de união; batuque na cozinha,
trapiche,
trapiche gamboa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário