domingo, 17 de janeiro de 2010

Prestação de Contas - Eduardo Gudin e Notícias dum Brasil


Boa noite,

Hoje vou falar um pouco sobre o show de sábado do Eduardo Gudin. Falo do Eduardo Gudin, pois ele foi o grande homenageado da noite, apesar de ter sido um show mais completo com nomes como Fabiana Cozza, Monica Salamaso, Renato Bras entre outros.

O show comemorar os 15 anos do "Notícias dum Brasil", formações musicais que foram realizadas pelo músico e intérprete Eduardo Gudin para divulgar o samba e revelar novos artistas.

Foram 03 formações do "Notícias dum Brasil" que subiram no palco, cada qual responsável por um álbum diferente que contém sambas de tirar o chapéu e clássicos do samba paulistano, por que não dizer nacional.

Em 1995, traz a primeira formação do grupo Notícias Dum Brasil composta por Renato Bras, Monica Salmaso, Ronen Altman e Márcia Lopes e que trouxe canções como "Rosa dos Tempos" (Eduardo Gudin), "Jongo Trio" (Eduardo Gudin) e "Paulista" (Eduardo Gudin e José Carlo Costa Netto).

A segunda formação conta com Fabiana Cozza, antora Fabiana Cozza, hoje uma voz de prestígio no meio do samba, além de Luciana Alves, Maria Martha, Edson Montenegro e Marilise Rossatto. Esse trabalho culminou na gravação do CD Eduardo Gudin & Notícias Dum Brasil - Pra Tirar o Chapéu, que traz no repertório obras como "Samba Canção" (Eduardo Gudin e Roberto Riberti) e "Ainda Mais" (Eduardo Gudin e Paulinho da Viola).

Em 2006 abriu espaço para as cantoras Ilana Volcov e Selma Boragian, e para os percussionistas Osvaldo Reis e Raphael Moreira, além de Jorginho Cebion, que já havia acompanhado as formações anteriores. O resultado desta nova formação foi registrado no CD "Um jeito de fazer samba", no qual Gudin enfatiza seu talento como violonista e letrista.

De forma sutil e elegante Eduardo Gudin conseguiu reunir todas estas feras e este
excelente repertório em um show de direção sua e de Fernando Faro - o homem que criou o programa "Ensaio". O resultado pode ser conferido nas filmagens abaixo que fiz, e pelas fotos que salve no flickr.

Ps: peço desculpa aos leitores por no meio do vídeo terem cortes de fotos, programei errado câmera.




Um comentário:

Silvia Badim disse...

Oi Renato!
Que bom que achou meu blog, e que delícia achar o seu! muitas afinidades!