quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Agenda do Samba - Janeiro


Boa noite,

O Samba Cidade gostaria de desejar a todos os leitores, simpatizantes e amigos um feliz 2010 com muito samba para todos nós.

Como de praxe, no início do mês, você poderá conferir a agenda na lateral direita dos principais sambas que acontecerão na cidade de SP. Pelo menos o que encontrei na rede mundial de computadores.

E estamos começando muito bem o ano de 2010, com sambas para todos os gostos e uma ajuda mais que especial do SESC-SP. Este mesmo SESC que é um dos maiores fomentadores do nosso samba paulistano, e do qual se destaca o Comunas do Samba, que apresentará ao longo do mês os principais movimentos e rodas de samba de São Paulo.

São Paulo assiste ao surgimento de várias Comunidades de Samba, a maioria localizada na periferia de São Paulo. Essas comunidades têm em comum a preocupação com a preservação do samba de raiz e se diferenciam na abordagem do tema, inovando e tornando o samba vivo e presente no cotidiano de cada região. O projeto Comunas do Samba apresentará ao público as particularidades do samba paulista, principalmente, o valor de comunhão, a união e a confraternização das comunidades. Poderão ser visto sambas como: Projeto Samba Autêntico, Tias Baianas, Samba da Laje, Pagode do Cafofo, Roda de Samba Ouro Verde, Cupinzeiro, Kilombolo Dia e Passado de Glória.

Pelo mês ainda se destacam shows de nomes consagrados do samba como do Jorge Aragão no final do mês, Diogo Nogueira bem na metade do mês e ainda o maravilhoso show de Eduardo Gudin com a presença de artistas como Fabiana Cozza e Monica Salmaso.

Acontecerá também uma justa comemoração aos “Cem anos de Adoniran Barbosa” no Sesc Vila Mariana, além de uma homenagem das comunidades do samba ao mesmo autor paulistano no Sesc Ipiranga.

O choro também grande destaque neste mês, em especial pela apresentação imperdível do final do mês, de dois grandes instrumentistas: Hamilton de Holanda e Yamandu Costa que se apresentam no Auditório Ibirapuera. Para quem gosta de qualquer tipo de som, vale a pena!

No começo do mês a cantora Leci Brandão também se apresenta em SP, o Sandália de Prata faz mais um show no Sesc e ainda teremos apresentações esporádicas de Fabiana Cozza, Verônica Ferriani, Ana Costa, Mariana Aydar e outros artistas. Mostrando que a mulher está cada vez mais no mundo samba.

Bom, são muitas e muitas opções, sem contar os ensaios, rodas fixas de samba. Que venha 2010 e que venham mais sambas e alegria para todos nós!

Termino com um verso do que considero que será um dos melhores shows do mês, salve o mestre Eduardo Gudin.

“Olha só como a lua parece chamar
E essa rua, esse amigo, esse bar
E eu peço à Deus que nada mude mais
Não faz dos teus os teus rivais”

Nenhum comentário: