quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O Rio de Janeiro continua lindo

Entrada da Quadra da Portela em Osvaldo Cruz/Madureira
Não, não é ufania, nem tampouco descaso às razões e problemas sócio, econômico, culturais. Sim, existe a violência, sim, exista a corrupção. E existe ainda a pior complacência do poder público em relação aos temas citados, mas continuo afirmando e reafirmando: o Rio de Janeiro continua lindo.

E me refiro mais do que a topografia que caracteriza a cidade, mais do que as extensas praias recheadas de esportes, pessoas bonitas e democracia. Me refiro a um estilo de vida e da ligação tão forte desta cidade com a música.

No feriado que se passou fui viajar ao Rio de Janeiro e fiz uma verdadeira incursão ao samba. De Madureira à Lapa, de escola de samba à roda, do popular ao refinado. E o que vi? Vi um povo que conhece suas raízes, que valoriza o que é de sua terra e que transpõe para a vida a forma brasileira de viver e a musicalidade de um povo. Me refiro mais do que ao pejorativo jeitinho brasileiro e ao ócio desmedido que falsamente caracterizam esta cidade.

Digo da integração deste povo com sua terra, e do sentimento de se sentir parte do que se é construído. Alguém duvida que a auto estima, e se sentir parte da sociedade ajuda a melhorar a vida de qualquer um e do país?

E assim foram minhas caminhadas boêmias pelo Rio de Janeiro, começando no sábado a tarde acompanhando a linda homenagem a Zé Ketti em Madureira, na quadra da Portela. Com presenças importantes de Elton Medeiros, VG da Portela, Monarco, Zé Renato e mais alguns artistas. Na noite a pedida foi ir ao lindo Trapiche Gamboa para ver o Galocantô cantando só sucessos. Bar esta que é o cenário para o programa Samba na Gamboa de Diogo Nogueira.


 

Domingo o dia foi da preguiça, e esticar as pernas no Arpoador para curar a ressaca, e terminar a tarde tomando uma cervejinha em Ipanema/Leblon. A noite ver um samba de roda na Lapa e dormir mais uma  vez inebriado pelo som do samba e pela maresia que ronda aqueles ares.

Segunda para mim foi o melhor dia. Logo após o almoço rumamos para uma das melhores rodas de samba que já frequentei. Repertório sensacional, público amistoso, roda de primeira, compositores, cantores e músicos idem, e por fim as canções entoadas pela população sambística era de emocionar e de tocar a alma. Este samba fica no Andaraí e acontece toda segunda-feira, e conduzida pelo grande Moacyr Luz ganhou o divertido apelido de Samba do Trabalhador, e em plenas segundas-feiras arrasta multidões ao seu entorno.

 

E na noite da segunda-feira a grande pedida foi ver a nova casa do Cordão da Bola Preta recebendo o show de Moyseis Marques e Teresa Cristina. A casa tem alguns bons pontos a melhorar, como por exemplo o caixa, o banheiro e a entrada, mas o show foi sensacional.

 

Coloquei algumas fotos no flickr, e podem ser conferidas na lateral direita do blog, e divido com vocês alguns vídeos que fiz nas andanças. Espero que sirva como bom roteiro a quem visitar ao RJ. Mas digo, os roteiros do samba parecem infinitos.

O Rio de Janeiro, definitivamente, continua lindo. 

3 comentários:

Augusto Amato Neto disse...

Belo texto, amigo Renato!
Fica a vontade de experimentar o samba direto de onde ele nasceu e renasce todos os dias. Me convide na próxima ida, quero ver com meus próprios olhos se o Rio de Janeiro continua lindo.
Abraço.

Samba Cidade disse...

Amigo Augusto,

O samba liberta a alma e convoca todo meu bem estar. A presença de amigos como você e e outros que conheço desde criança são sempre bem vindas. Lembro-te que dia 6/11 farei anos e sua presença é aguardada para o veneno e sedução que acontecerá num samba lá no Centro.

Abraços

Renato

Samba Cidade disse...

Obrigado Consultora Educacional. Se nao for um spam, é claro. haha