quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Fundo de Quintal no Vila do Samba


Boa noite,

Eles foram um dos grandes revolucionadores do samba. Surgiram em um comunidade pobre no Rio de Janeiro e de lá fizeram um movimento que mudou a trajetória do samba, e na semana que vem estarão em Sào Paulo para um show no Vila do Samba.

A primeira formação do conjunto de samba tinha Almir Guineto, Bira Presidente, Jorge Aragão, Neoci, Sereno, Sombrinha e Ubirany. Eles se reuniam sempre às quartas-feiras para fazer um som que atraiu a atenção de gente importante do mundo do samba, utilizando de instrumentos até então incomuns nas rodas de samba, como o banjo com braço de cavaquinho (criado por Guineto), o tantã (criado por Sereno), o repique-de-mão (criado por Ubirany) e o repique-de-anel.

Em 1981, deixaram o Fundo de Quintal figuras importantes do samba como: Almir Guineto, Jorge Aragão e Neocy, que mais tarde viria a falecer. Entretanto, o conjunto ganhou dois novos integrantes: Arlindo Cruz e Walter Sete Cordas. E com esta formação foi que o grupo alcançou seu ápice gravando diversos discos célebres do samba.


Em 1991 Sombrinha sairia do grupo e em 1993 seria Arlindo Cruz, criando uma das duplas mais famosas do samba, com os dois ex-intergrantes do Fundo de Quintal. Hoje o grupo tem uma formação bem diferente - restaram Ubirany e Bira Presidente, mas ainda empunha a força do samba e desta corrente de talentos do Cacique de Ramos.

Quem: Fundo de Quintal
Quando: 22/10
Onde: Vila do Samba
Quanto: H R$ 40 - M R$ 20

Nenhum comentário: