quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Terreiro Grande


Boa noite,

As rodas de samba são o berço deste ritmo que nos contagia. Principalmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, as rodas acabam se tornando projetos, grupos musicais e a essência do samba.

No livro “Partido-alto, samba de bamba”, Nei Lopes explica como no início do século, principalmente no Rio de Janeiro, as rodas de samba, terreiros e umbigada foram co-responsáveis pelo surgimento deste que se tornaria o ritmo mais conhecido do país.

Explica em seu livro que enquanto nas casas os músicos apresentavam sambas canção, nos quintais e fora da casa, o que rolava era samba de partido alto e samba de roda responsável pela evolução do samba e por novas composições.

Diversas pessoas julgam estes estilo de samba como “menores” que o samba clássico, menosprezando a força desta vertente do samba. E cabe ressaltar que o rótulo é dado por nós, mas que o samba surge sem esta intenção de ser partido, samba-canção, conforme a inspiração do artista.

Até hoje são encontrados nos quintais, comunidades e grupos de amigos, as rodas que levam o samba para frente e que revelam artistas e compositores. Afinal de contas, muitas vezes a popularização e a união de artistas acontecem nestas rodas.

Em São Paulo não poderia ser diferente, e a roda que vem agradando há algum tempo é uma que se apresenta ora no Tatuapé, ora em São Matheus e até no Teatro Fecap.

O grupo Terreiro Grande traz amigos que cantam e tocam sambas pouco conhecidos dos compositores antigos ligados à escola de samba. Eles vêm do Grêmio Recreativo Tradição e Pesquisa Morro das Pedras, da periferia de São Paulo, fundado em abril de 2001 e que encerrou as atividades em dezembro de 2006. Sobre os "meninos", Cristina Buarque e grande patrocinadora do grupo diz: "Uma roda de samba com eles pode durar 8 horas sem repetir o repertório. A música, para eles, é alegria e diversão – todos trabalham em outras áreas – e não existe aquela vaidade e hipocrisia tão comuns hoje em dia".

Para quem busca um samba conhecido e famoso, esta não é muito a onda dos meninos, que cantam músicas antigas e com repertório aprofundado nas raízes do samba. Fizeram recentemente um show especial em homenagem a um dos grandes partideiros: Candeia.

O grupo é divertido, irônico e foge saem um pouco do lugar comum e politicamente correto que atinge a nossa sociedade. E se assumem como bons bebedores e boêmios.

Quem: Terreiro Grande
Dia: 19 de setembro à partir das 16h00,
Onde: Bar Mano Véio. Rua Manoel Morato, 128 - Jd. Vila Carrão, São Matheus

Ps: agradecimento ao Zé pela dica.

Nenhum comentário: