quarta-feira, 7 de abril de 2010

Personagem da semana - Teresa Cristina


Boa noite,

O grande destaque deste mês é o show da Teresa Cristina em São Paulo, lançando o seu DVD Melhor assim no Sesc Pinheiros nos dias 17 e 18/04, e é bom correr que os ingressos acabam rápido!

Carioca, portelense e vascaína. Teresa Cristina já passou por profissões como: manicure, fiscal do Detran, auxiliar de escritório, vendedora de cosméticos a domicílio, programadora de rádio pirata na UERJ. Rainha absoluta nas madrugadas do Semente e do Carioca da Gema, na Lapa - pontos altos da madrugada do Rio - é saudada pelos bambas como dama de ouro da nova geração, e pelos fãs como dona de um estilo difícil de explicar, mas fácil de gostar.

Teresa se descobriu cantora e compositora tarde, aos 29 anos. Filha de feirante, antes da música seguiu rotina de menina pobre. Pequena, Teresa dava risada do gosto musical do pai, quando ele ensacava limão ao som de Candeia, Roberto Ribeiro e "Índia" (73), de Gal Costa. Segundo declarações da própria cantora: “Só mais velha comecei a gostar de samba, a partir do pagode dos anos 80, de Zeca Pagodinho e Almir Guineto”. Uma grande afronta para quem compara o ritmo do pagode à explosão pop brega que aconteceu nos anos 90 com grupos como Raça Negra, Molejo e etc.

A carreira de Teresa Cristina começou em 1998, quando ela reuniu os músicos Bernardo Dantas, João Callado, Pedro Miranda e Ricardo Cotrim com o objetivo de fazer um show em homenagem a Candeia. O projeto acabou não acontecendo, mas, naquele mesmo ano, ela começou a se apresentar no Bar Semente (Lapa-RJ), que acabou dando nome à banda que a acompanhava, estreando sua programação noturna. O sucesso no Semente foi tanto que Teresa Cristina passou a cantar em outras casas noturnas da Lapa, como o Carioca da Gema e o Centro Cultural Carioca, para um público cada vez maior, transformando o bairro num pólo de atividades culturais e num dos locais de maior visibilidade da noite carioca.

O reconhecimento da crítica veio com a gravação do primeiro CD, A música de Paulinho da Viola, uma homenagem aos 60 anos do compositor. Em 2004 Teresa gravou seu segundo CD, sempre acompanhada do Grupo Semente, A vida me fez assim, sua estreia como compositora e em 2005 lançou seu primeiro CD e DVD ao vivo, O mundo é meu lugar, gravado no Teatro Municipal de Niterói.

Em 2007 lançou seu primeiro CD pela EMI Music, Delicada, passando de cantora independente a um dos grandes pilares do samba. Neste ano Teresa lançou o segundo DVD ao vivo de sua carreira, Melhor assim, gravado em outubro de 2009 no Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro. O DVD traz a participação dos grandes nomes da música brasileira, Caetano Veloso, Lenine, Seu Jorge, Arlindo Cruz, Marisa Monte e Pedro Baby e uma surpresa muito especial: a participação de D. Hilda, mãe de Teresa, na música Orgulho.

O canto de Teresa Cristina, apesar de impregnado de referências - tem um pouco da elegância sutil das pastoras portelenses, da naturalidade de Clementina e da força de Clara Nunes - impressiona mesmo pela personalidade e delicadeza com que leva o samba ao íntimo de cada um de nós. Presença tardia no mundo do samba, veio preencher um vazio e mudar o pensamento comum de que não existem mais grandes cantoras de samba, ou de que estas não encontram espaço em um espaço supostamente machista. Timidamente, Teresa, buscou e conquistou seu espaço abençoada por seus padrinhos da Velha Guarda da Portela.

Primeiro apareceu no quintal da Tia Surica, onde firmou amizade com monstros do samba como Seu Jair do Cavaquinho , Argemiro, Casquinha e Monarco, que costuma dizer: "esta menina é coisa nossa, coisa muito séria". Depois assumiu as noites de sábado no Bar Semente, na Lapa. O bar não tinha um movimento forte, assim como a própria Lapa. Com o excelente grupo Semente, que, como ela, é um representante legítimo da tradição do samba, a casa se tornou referência de boa música e Teresa Cristina foi colocada como a Diva da Lapa, no renascimento que faz do bairro o principal ponto de encontro dos cariocas e turistas.

Teresa é conhecida e respeitada por todos, não apenas pela sua voz, mas pela maravilhosa compositora que é - quem for ouvi-la deve prestar atenção em sua músicas. Ao vê-la pela primeira vez tive a impressão de estar diante de uma divindade, como se a mesma flutuasse com sua voz pelo palco e com uma eterna reverência e respeito ao samba. Quando ela está cantando Candeia, ao mesmo tempo ela está conversando e pedindo licença para o velho partideiro. Quando ela lembra um samba de Jair do Cavaquinho, é como se ela estivesse sentadinha ao lado de uma roda de bambas apenas observando e aprendendo.



Diferentemente de outras cantoras que se aventuram a cantar samba sem nunca ter ido à fonte, Teresa Cristina aprendeu tudo na matriz. Talvez por isso o seu canto seja diferente. Não é o cantar da boca para fora, mas o canto que vem da alma e do coração, como o próprio samba. Teresa é a mais pura voz do universo do samba e a nova majestade na linha direta de Dona Ivone Lara, Clementina, Clara, Elizeth e outras grandes intérpretes.

Quem: Teresa Cristina
Quando: 17 e 18/04
Onde: Sesc Pinheiros (http://www.sescsp.org.br/sesc/)
Quanto: R$ 20 inteira



Fontes para o post:
Folha de São Paulo
www.samba-choro.com.br
www.teresacristinaesemente.com.br
http://sambacidade.blogspot.com/2009/01/teresa-cristina-coisa-rara.html

4 comentários:

Jaque disse...

adorei muito. acho que é meu texto preferido até agora...

Unknown disse...

Valeu Renato!!!!!
Sempre fazendo um ótimo trabalho de divulgação ao samba, ainda mais falando de Teresa Cristina essa jóia rara de quem eu aprendi a ser fã...
Dia 17 estarei lá em 1ºShow de vários se Deus quiser.
Ah já ia me esquecer, dizer que eu sou um leitor assíduo de seu BLOG...
Parabéns pelo seu trabalho!!!!

Samba Cidade disse...

Boa noite!

Obrigado pelos acessos e pelo apoio. Viva o nosso samba e nossas raízes.

Abraços

Anônimo disse...

Olá reflectivo blog , gostei muito, secalhar poderiamos fcar blog palls :) lol!
Aparte de piadas chamo-me Diogo, e assim como tu publico paginas se bem que o tema da minha página é muito diferente deste....
Eu escrevo páginas de poker sobre ofertas grátis sem ter de fazer depósito sem teres de por do teu bolso......
Amei bastante aquilo vi escrito nesta 2a visita
Voltarei!:)
Ps:desculpa o meu portugues