sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Personagem do mês - Cauby Peixoto‏

Boa noite a todos,

Hoje vou falar de Cauby Peixoto, um baluarte da música popular brasileira. 

Caracterizada pelo timbre grave e aveludado, mas principalmente pelo estilo "dândi", que inclui figurino, maquiagem pesada e penteados excêntricos, o cantor encontra-se em atividade desde a década de 1940.

Nascido no ano de 31,  em uma família de músicos, sendo o tio, Nonô, grande pianista que popularizou o samba no instrumento, e o primo, Ciro Monteiro, um dos ases do samba sincopado. Trabalhou no comércio até começar a participar de programas de calouros no rádio. 

Em 1951 gravou seu primeiro disco. Continuou como crooner em boates, já em São Paulo, interpretando especialmente músicas em inglês e teve o seu primeiro sucesso estrondoso com "Blue Gardenia", versão brasileira da música cantada por Nat King Cole. Em pouco tempo Cauby se transformou em um ídolo, atuando especialmente na Rádio Nacional, em muito por seu estilo que incluía repertório sofrido e romântico, roupas e atitudes

Sua interpretação mais famosa até hoje é de "Conceição" (Jair Amorim/ Dunga), gravada pela primeira vez em 1956. Nos anos 50 e 60 fez turnês pelo Brasil e Estados Unidos, onde gravou várias faixas com o nome Ron Coby e participou cantando em mais de dez filmes para o cinema. Apareceu também nas revista "Time" e "Life" como "o Elvis Presley Brasileiro".

Em 64, abriu a boate Drink, ao lado dos irmãos Moacyr, atuando lá por quatro anos, onde chegou a gravar um LP ao lado da cantora Leny Eversong. Depois prosseguiu atuando em boates e viveu certo ostracismo na mídia, e voltou ao sucesso em 1980 com "Bastidores" (Chico Buarque) e "Loucura" (Joanna/ Sarah Benchimol), do disco "Cauby! Cauby!", comemorativo dos 25 anos de carreira.

A partir daí, voltou a se apresentar em palcos de maior prestígio. Ao lado de Ângela Maria gravou dois discos e ambos foram homenageados em 1993 na festa do prêmio Sharp. Em 95, gravou ao lado dos maiores cartazes da MPB, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Dionne Warwick e Zizi Possi o CD "Cauby Canta Sinatra".

Atualmente, apresenta-se no Bar Brahma, tradicional templo da boemia paulistana, localizado na mais famosa esquina brasileira (av. Ipiranga com São João, em São Paulo, Brasil), em temporada que já dura há mais de dois anos, com ingressos concorridos. 

Abaixo você vai poder conferir a música Bastidores, sucesso de Chico Buarque, que foi feita justamente para Cauby Peixoto com uma daquelas letras arrasadoras do compositor. 

Cauby é conhecido no meio artístico como Professor, e o é em quesitos musicais, um artista que se reinventa e que faz de sua aparente excentricidade parte do seu show. Vida longa ao Cauby! 

Quem: Cauby Peixoto canta Sinatra
Quando: 22, 23 e 25
Onde: Sesc Belenzinho
Quanto: R$ 32
 

Nenhum comentário: