terça-feira, 28 de setembro de 2010

Tuco & Batalhão de Sambistas

Boa noite,

Nesta quinta-feira uma ótima opção para quem gosta de samba de primeira e legitimamente paulistano. O cantor Tuco comanda uma animada roda de samba nesta quinta-feira (30/09) no CCPC, às 21h.

Na retaguarda do cantor estará o já conhecido Batalhão de Sambistas, formado por Lucas Arantes (cavaco), Junior Pita (violão), João Camarero (violão de sete cordas), Jorge Garcia (tamborim), Rafael Toledo (ritmo), Donga (surdo), Roberto Amaral (pandeiro) e Alfredo Castro (cuíca e ritmo).

Tuco, Alfredo e Jorge também são integrantes do Grupo Terreiro Grande, um dos mais importantes grupos de samba de São Paulo na atualidade. Em 2007, eles lançaram o cd "Cristina Buarque e Terreiro Grande ao vivo", em que revisitam clássicos de Alfaiate, Bide-Marçal, Aniceto, Bubu e Paulo da Portela, entre outros, sem palco e microfone. Em 2009, lançaram o CD  "Cristina Buarque e Terreiro Grande cantam Candeia”, ficando de vez o nome no samba nacional.

O cantor sempre teve raízes ligadas à música. Filho de uma talentosa pianista e conviveu desde cedo com notas, acordes, harmonias e compassos. Mas o momento que marcaria pra sempre seu destino e que definiria dali em diante o ponto de concentração de todo o seu esforço de estudo e pesquisa musical foi o primeiro contato com o disco "Passado de Glória", produzido por Paulinho da Viola em 1970 para registrar 12 dos mais belos sambas compostos por talentosos e desconhecidos sambistas pioneiros da Portela.

Desde então, Tuco passou a estudar obsessivamente todos os detalhes daquele tipo de samba. Passou desde então a pesquisar produções similares em sebos e a freqüentar as rodas sambas pela cidade de São Paulo, onde acabou encontrando um grupo de pessoas com o mesmo gosto musical. Juntos, estes amigos fundaram o grupo Passado de Glória, voltado especificamente para cantar os sambas produzidos por compositores como Paulo da Portela, Chico Santana, Alvaiade, Alvarenga entre outros.

O grupo "Passado de Glória" foi o embrião do que seria, tempos depois, o lendário Grêmio Recreativo de Tradição e Pesquisa "Morro das Pedras", uma referência no universo do samba em resgate e divulgação do samba de terreiro. O Morro das Pedras fez centenas de apresentações em rodas de samba informais e em locais como Espaço Cuca, Galeria Olido e SESC Santo André.  Em 2006, o Morro das Pedras encerrou suas atividades e nasceu o Terreiro Grande, um dos mais importantes grupos de samba da atualidade, onde Tuco canta e toca cavaquinho.

Tuco & Batalhão de Sambistas está atualmente preparando seu primeiro CD solo, "Meu Batalhão", onde continuará seu trabalho de preservação da memória das origens do samba carioca de terreiro. Este trabalho de preservação tem como foco a divulgação das composições de autores pouco conhecidos - alguns deles nunca chegaram a ter registros gravados.

Tuco é destes sambistas "loucos", essenciais para a preservação e recuperação da história do samba. O show acontece no CCPC que vem se tornando uma casa referência em música de primeira. O show passa assim a ser uma das grandes indicações desta semana, vida longa ao samba que é por vezes redescoberto. Obrigado Tuco, Batalhão de Sambistas e Terreiro Grande.

Quem: Tuco e Batalhão de Sambistas
Quando: quinta-feira, 30/09 - 21h
Onde: Centro Cultural Popular Consolação (CCPC) - Rua General Jardim, 269
Quanto: R$ 5,00

Conheça o Tuco e Batalhão com Monarco!

Nenhum comentário: