domingo, 22 de agosto de 2010

Personagem do mês: Adoniran Barbosa


Boa noite,

Hoje irei falar de um personagem do samba. Personagem, pois ele representa mais do que apenas sua música, ele é a cara do samba de São Paulo, e mais um autêntico representante do samba nacional.

João Rubinato nasceu em Valinhos há 100 anos atrás, e sempre coleciou apelidos, até se tornar Adoniran Barbosa. Mas será que já poderíamos estar mesmo comemorando 100 anos? Pois como filho de imigrantes italianos teve sua certidão de nascimento adulterada para poder começar a trabalhar logo com 10 anos, tendo nascido na verdade em 1912.

Aos 22 anos vai para São paulo, morar em uma pensão e tentar ganhar a vida. O rapaz João Rubinato já compõe algumas músicas. Em 1933 e ele ganha um contrato passando a cantar em um programa semanal de 15 minutos, com acompanhamento de regional. Em 1933 passa a usar o nome artístico de Adoniran Barbosa.

Tanto Adoniran era um personagem do samba que nos anos 40 e 50 chegar a fazer programa de rádio teatro e humor. Enquanto compõe sucessos na maioria das vezes cantados pelo Demonios da Garoa, grupo que imortalizou a obra do mestre. Mesmo muito conhecido Adoniran só grava seu primeiro álbum em 1973.



Tinha como temática principal a vida de um típico paulistano nesta nova metrópole que se formava, cantando passagens da vida sofrida com muito humor e originalidade. Tirando de seu dia a dia os personagens de suas músicas. Iracema, por exemplo, nasceu de uma notícia de jornal - quando uma mulher havia sido atropelada na Avenida São João.

Adoniran nasceu e morreu pobre - todo o dinheiro que ganhou gastou ajudando ou comemorando sucessos com os amigos e por isto foi um grande colecionador de amigos, com seu jeito simples de fala rouca, contador nato de histórias, conquistava o pessoal do bairro, dos freqüentadores dos botecos onde se sentava e cravou no samba o Vaivai, Bela Vista e o Bexiga.



Neste mês se comemora mais do que 100 ou 98 anos de Adoniran, se comemora um pouco da nossa identidade paulistana, que ri dos seus próprios defeitos e da rotina esquisita de morar numa cidade deste tamanho.E se comemora também este nosso samba que se espalha nos botecos do outrora Bexiga, e hoje em São Mateus, Santo Amaro, Grajaú, Santa Catarina, Vila Madalena e onde haja samba em São Paulo.

Nenhum comentário: