domingo, 8 de agosto de 2010

Indicação para sambistas: Roberta Sá e Trio Madeira cantam Roque Ferreira


Boa tarde,

Esta é uma indicação de disco para se ouvir, ouvir novamente e não cansar. Daqueles "discos"que você vai trocando a música favorita da vez. Mas para dar um contexto melhor, o ideal é explicar de quem estamos falando.

Roberta Sá
, já anteriormente explicada neste mesmo blog, já deixou de ser a promessa do programa Fama e hoje se firma como uma das cantoras brasileiras que fazem um trabalho consistente de exaltação ao samba e sempre com álbuns instigantes.

Trio Madeira Brasil é um conjunto musical instrumental de choro criado no Rio de Janeiro e composto por Ronaldo do Bandolim no bandolim, Marcello Gonçalves no violão de 7 cordas e José Paulo Becker no violão.

Roque Ferreira está presente em muitos discos dos maiores sambistas brasileiros. Desde 1979, quando foi lançado por Clara Nunes no LP Esperança, até os mais recentes discos de Zeca Pagodinho, Dudu Nobre, Elton Medeiros, Martinho da Vila e Beth Carval. O compositor tem sido uma referência do samba de roda baiano. São dele duas músicas-títulos da discografia de Zeca Pagodinho: Samba pras Moças e Água da Minha Sede (com Dudu Nobre).

O álbum novo de Roberta Sá já nasce como forte candidato a melhor do ano. O samba baiano de Roque Ferreira com o tratamento de Trio Madeira e interpretação de Roberta Sá se destaca e ganha ainda mais projeção.

O projeto inicial da cantora era produzir um disco apenas com músicas inéditas, mas ao longo do processo - em que uma temporada no Centro Cultural Carioca serviu de laboratório para experimentações de repertório - ela acabou regravando músicas como "Água da minha sede" e "Mandingo", outrora gravados respectivamente por Zeca Pagodinho e Pedro Luis e a Parede.

Única participação vocal no disco, Moyseis Marques empresta sua ótima divisão e seu timbre delicioso para o samba-discussão-de-casal "Tô fora", sensacional!

O álbum todo é de um repertório lindo e o tratamento musical feito pelo Trio Madeira navega entre o popular e o requintado de uma forma natural firmando Roque Ferreira como um dos grandes compositores brasileiros.

Bom proveito!

Algumas amostras para estimular.

Cocada


Tô Fora

Um comentário:

Thássia (Ginger) Moro disse...

Melhor indicação do mês e ouso dizer do ano. O novo CD da Roberta com o Trio Madeira está maravilhoso, sou suspeita porque sou muito fã dela, mas as músicas do Roque, os arranjos do Trio e a voz da Roberta fazem parte de uma das mais ousadas e refinadas misturas dos últimos tempos. Já viciei no CD. Destaque para Orixá de Frente, Água da Minha Sede e Tô Fora.