terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Prestação de contas: novo CD da Fabiana Cozza


Boa noite amigos do samba,

Neste fim de semana fui ao Sesc Bom Retiro para conferir mais um dos shows de lançamento – já havia acontecido no Vila Mariana – do novo trabalho de Fabiana Cozza.

A cantora que é paulistana da garoa e tem suas raízes na tradicional Camisa Verde e Branco, seguiu uma trilha de muito estudos técnicos e muita prática nos bares de samba da cidade. E este caminho parece levar cada vez mais naturalmente a um apogeu que pode colocá-la como uma das grandes intérpretes do país. 

Se ainda não tem a chancela popular, já alcançou junto aos críticos de música lugar privilegiado entre as cantoras brasileira, além de ser constantemente elogiada por compositores como Ivan Lins, Paulo Cesar Pinheiro, Wilson das Neves, entre outros. 


E nesta trilha de sucesso, seus trabalhos vão ganhando ainda mais corpo. Com repertório cuidadosamente escolhido, a cantora apostou em um novo trabalho com canções desconhecidas do público, mas contando com parte dos maiores compositores de samba atuais. É importante o papel da cantora neste momento. O samba está vivo e seus compositores atuais merecem tanto destaque como os medalhões já reconhecidos e que não mais compõem. E é nesta esfera que Fabiana escolheu feras como: Nei Lopes, Wilson Moreira, Wilson das Neves, Sombrinha, Wanderley Monteiro, bem como Kiko Dinucci, contemporâneo de Cozza e destaque na nova cena musical paulista

Hoje em dia procurar um bom trabalho de samba inclui diversos grandes autores e diretores musicais, mas você dificilmente errará quando comprar um CD com direção musical do Paulão 7 Cordas. E é com ele que Fabiana Cozza chega ao seu terceiro CD de título homônimo completando 15 anos de carreira, trazendo uma intérprete madura, expressiva, brasileira e que não à toa tem conquistado prestígio e elogios do público e da crítica especializada no Brasil e no exterior.

O show ainda traz algumas poucas canções de seus antigos trabalhos, ou clássicos de suas apresentações como o “Canto de Ossanha”, quando mostra toda sua técnica cantando parte do refrão sem o microfone que muitas vezes embeleza as vozes de muitos cantores por aí.

Coloquei durante a matéria e no seu final algumas gravações que fiz do show, e destaco exatamente estas três faixas neste novo trabalho: a linda “Lupiciniana”, a grudenta “Eternamente sempre” e o samba delicado e jocoso de “Sandália Amarela”. Ainda destaco a linda canção de Wanderlei Monteiro “Escudo”, que possui uma melodia lindíssima.

Para quem quer comprar o CD, só encontrei para vender na FNAC e realmente vale a pena ter esta obra. Mais detalhes sobre as faixas podem ser encontradas no site da cantora.

Aproveitem o que o samba produz de atual. É muito bom buscar referências no passado, mas é importantíssimo vitalizar o presente e deixar o samba respirar. Digo sem medo de errar: Fabiana Cozza hoje postula o cargo de uma das maiores intérpretes vivas do samba.

Obrigado Fabiana e obrigado aos diversos compositores que batalham pra manter viva esta tradição.


3 comentários:

Tânia Faber disse...

Maravilhosa Fabiana, esse CD é lindo.

Tânia Faber disse...

Maravilhosa Fabiana, esse CD está divino.

Professor suétene Rocha disse...

A divindade na voz de uma nova intérprete que surge, com a força de um medalhão.Cantar é seu dom.