segunda-feira, 20 de junho de 2011

Dica da semana: Paulo César Pinheiro


Boa noite,

Não, não irei falar de nenhum show de PC Pinheiro. Vou contar uma pouca da experiência que tive ao terminar de ler neste fim de semana o livro "Histórias das minhas canções - Paulo Cesar Pinheiro.

O formato "Histórias das minhas canções" começou com Chico Buarque, numa espécie de biografia de suas canções, e revelando curiosidades e a verdadeira história das composições do artista. No entanto, este primeiro livro foi escrito com Wagner Homem, amigo próximo de Chico. 

Já o de PC Pinheiro tem um toque adicional de veracidade e intimidade, que é ser contado pelo próprio compositor e poeta. Poeta este que já tem mais de mil músicas e outras dezenas de parcerias, além de livros e álbuns. Poeta que hoje é reconhecido como um dos maiores compositores de samba e da música brasileira.

Fã confesso de Guimarães Rosa, PC Pinheiro era querido por Elis Regina por sua poesia na linguagem  simples e quase popular, mas com uma profundidade estrondosa. Foi parceiro de Baden, Mauro Duarte, João Nogueira, Lenine, Tom Jobim, Wilson das Neves, e hoje é parceiro dos filhos e outros jovens talentos, atravessando gerações. 

O livro nos revela, através do coração do escritor, sua intimidade e sua forma de pensar as coisas com uma leveza e no misticismos de suas crenças. Revela momentos seus, como a morte de sua mulher Clara Nunes, e porque resolveu compor uma música póstuma em sua homenagem. 

Este que foi admirado por Carlos Drummond de Andrade, dividiu o parceiro Baden Powel com Vinícius de Moraes, tinha um poema seu num quadro na casa de Dorival Caymmi e outras divertidas hstórias, nos revela a cada folha algo novo, e nos mostra a magnitude de sua obra.

 Paulo Cesar Pinhero é a voz das tradições do samba, do samba generoso que divide, agrega e que arrebata os corações de quem sabe sambar. Bom samba a todos!

Livro: História das minhas canções
Autor: Paulo Cesar Pinheiro
Edirora: Leya


Nenhum comentário: