segunda-feira, 21 de junho de 2010

Velha Guarda da Portela


Boa noite,

Hoje é dia de escrever com satisfação maior do que a comum. O motivo você e eu sabemos, é o samba. Mas a satisfação reside em falar de alguns velhinhos, ou idosos para os politicamente corretos, que literalmente põe o barraco abaixo quando começam a esquentar os tamborins e os sapatos ao som do miudinho.

Provindos do bairro de Osvaldo Cruz, ali do lado de Madureira, a Velha da Portela é uma das grandes atrações do samba atualmente. Composta por compositores e pessoas ligadas a escola de samba, o grupo se tornou uma das maiores referências do samba e é entoado por nomes como Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, Teresa Cristina, Marisa Monte, e outros mais antigos como Clara Nunes, João Nogueira, entre outros.



Existem diversas Velhas Guardas, e todas muito boas, mas o que faz desta tão especial talvez resida justamente no fato de ser cantada pelos grandes interprétes do samba. Assistir ao grupo em seus domínios então, é praticamente se entregar aos sambistas que se deliciam dançando o miudinho e saudando a Portela.

Liderado pela voz grave do Mestre Monarco o grupo tem uma repertório de respeito cantando nomes como Seu Jair do Cavaquinho, Argemiro Patrocínio, Paulo da Portela, Candeia, para citar alguns nomes desta história de glórias.



E neste final de semana o grupo estará em SP e a pedida é irresistível. No domingo as 22h da noite no Comitê Club, local próximo da Rua Consolação, na Augusta.

Fica a dica imperdível! Nos vemos lá.

Quem: Velha Guarda da Portela
Quanto: R$ 30
Quando: domingo, 27/06
Onde: Rua Augusta, 601

Ps: vale assistir o filme "Mistério do Samba", que usei de referência neste post.

2 comentários:

Fábio disse...

Salve a velha guarda de todo lugar patrimônio nobre e popular!!!

Neyrima disse...

Queridos (as) potelenses - não imaginas como meu coração apressado me deixou todo tomado, minha alegria expandir...Esse azul e branco é definido aqui na minha terra natal - Corumbá MS - Salve Portela, Portela é eterna e não precisa de classificação na Marques de Sapucaí - quando eu morrer quero a águia prateada e cavaco no meu funeral ! Te amo Portela !