terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Prestação de Contas - Quinteto em Branco e Preto



A idade não importa, a cor da tua pele não me interessa
Se tem perna torta se tem perna certa
Basta saber se tem samba na veia


Boa noite,

A chuva "molha peão"do últimos fins de tarde, na verdade lavava a cidade de São Paulo. Era quinta-feira, dia 26/11. Mais uma vez o grupo Quinteto em Branco e Preto se apresentaria no Bar Você Vai Se Quiser, que também possui apelidos como Samba da Roosevelt, Bar da Graça, Samba do Centro, etc.

Ao adentrar deparei com velhos conhecidos do samba, como o excelente cantor Tito Amorim, Nananã da Mangueira orgulhosa com a presidência assumida pelo filho Ivo Meireles na Estação Primeira de Mangueira, Liette de Souza (compositora e mulher do mestre Roberto Ribeiro), entre outras figuras.


Novamente o Quinteto demonstrava a habitual tranquilidade dividindo idéias e cumprimentando o púbico presente. Eis que o tal do som resolve pifar, e o clima começa a ficar tenso no local. Os espectadores se perguntando o que teria acontecido para o show estar atrasado e o pessoal tão tenso.

Sem muito alarde, o samba segue em frente, e na base de muita boa vontade e mágicas da produção, um novo "som" é instalado no bar para o excelente grupo que iria tocar.

A homenagem era mais do que nobre, a reverência deste novo encontro desta vez fora Candeia, que já falei algumas vezes no blog e que muitos já conhecem.

Quinteto mais uma vez demonstrou sua excelente capacidade de interpretação e de levantar o público presente. Com muito samba de partido alto, e uma grande homenagem ao dia da consciência negra, muito defendida pelo pioneiro do movimento negro no Brasil, o homenageado Candeia.

Muito poderia me alongar aqui, mas termino com uma frase que devemos lembrar sempre do mestre Candeia. A situação do país em relação ao preconceito melhorou muito, mas a estima de qualquer pessoa é sempre importante.

"Negro acorda é hora de acordar
Não negue a raça
Torne toda manhã dia de graça"


Fiz alguns vídeos para quem quiser conferir:

Gamação


Dia de Graça


Filosofia do Samba

2 comentários:

Magnu Sousá disse...

Não tive dúvida de que voce como sempre, iria redesenhar um belo texto, parabéns e obrigado pelo clima e por este amor que nós envolve no samba mais e mais. Axé.

Obs. Se não se importa, gostaria de incorporar o video no sitio do QBP. Ficou muito legal.

Renato Rotta disse...

Fala Magnu! Obrigado novamente pela visita. O show foi ótimo e espero que o projeto com a casa e a Graça continue, pois há muitos outros nomes para homenagear. E por que não algumas homenagens em vida como do parceiro e amigo de vocês Nei Lopes? Ainda tenho vídeos a baixar que ficaram muito bons. Pode usá-los como bem entenderem. Vida longa ao Quinteto! Abraços.