segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Almir Guineto é fundamental


Boa noite,

Hoje vou falar de um destes mestres do samba. Podem me chamar de louco, podem me chamar de ufano, mas Almir Guineto atualmente é um dos grandes chamarizes e a força que príncipia das camadas populares e do samba.

Nascido no morro do Salgueiro, filho de "Dona Fia" e de um respeitado violonista o jovem se destacou já aos 16 anos quando já fazia parte dos "Originais do Samba" que para curiosidade de alguns, era grupo também do Trapalhão Mussum.

Para os que criticam o samba popular e preferem exaltar renomados nomes da história, Almir Guineto dá suas cartas por ser um excelente cavaquinista e violonista, além de já ter comandando por 15 anos nada menos que a bateria do Salgueiro. Foi o grande inovador quando com Arlindo Cruz, inseriu o banjo na toada do samba e criou a sonoridade dolente e ótima para acompanhamento.

No Cacique de Ramos participou ativamente da revolução provocada na corrente do samba, quando nos anos 80 o samba de partido alto retomou o seu valor e tomou o cenário nacional com expoentes como o grupo Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, entre outros.

Sim, Almir Guineto é sambista completo. Intérprete, compositor, arranjador, parceiro e humilde. Que me perdoem os sábios, mas Almir Guineto é fundamental.

Me desculpo aos leitores por não conseguir avisar a tempo, mas destaco abaixo alguns vídeos realizados no show de Almir Guineto no Sesc Pompéia dia 03/01/2009.



Nenhum comentário: