quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Personagem do mês - João Donato‏


Boa noite amigos do samba,

Hoje vou falar um pouco sobre a bossa nova, pois falar de João Donato é esbarrar o tempo todo neste ritmo que conquistou o mundo e que traz na sua raiz a harmonia e balanço do samba.

João Donato de Oliveira Neto nasceu em 1934 na cidade de Rio Branco no Acre, filho de um major da aeronáutica e Eutália Pacheco da Cunha, mudou-se com 11 anos para o Rio de Janeiro. Desde cedo demonstrou ter mais intimidade com a música, aos cinco anos já tocava acordeon no qual, aos oito anos, compôs sua primeira música, a valsa "Nini".

Em pouco tempo, passou a frequentar o circuito musical das festas de colégios da Tijuca e adjacências. Tentou a sorte no programa de Ary Barroso. Intransigente, Ary rodou o tabuleiro da baiana e sequer quis escutá-lo, sob a alegação de que "não gostava de meninos-prodígio". Ao profissionalizar-se, em 1949, aos 15 anos, Donato já havia participado das jam sessions realizadas na casa do cantor Dick Farney e no Sinatra-Farney Fã Club, do qual era membro. Johnny Alf, Nora Ney, Dóris Monteiro, Paulo Moura e até Jô Soares, no bongô, estavam entre os componentes destas jams.

Foi no final dos anos 50 que João Donato ganhou destaque quando gravou duas canções com João Gilberto, com quem excursionou posteriormente para a Europa. Além disto, acompanhou bandas caribenhas como a de Tito Puente.

Na década de 60 regressa ao Brasil e concebe dois clássicos da música instrumental brasileira – "Muito à vontade" (1962) e "A Bossa muito moderna de João Donato" (1963), ambos pela Polydor. Após o grande sucesso dos dois álbuns mundo afora Donato muda-se para os Estados Unidos e lá permanece por quase uma década. Trabalhou com Herbie Mann, Chet Baker, etc. E formou, ao lado de João Gilberto, Jobim, Moacir Santos, Eumir Deodato, Sergio Mendes e Astrud Gilberto, o time dos que tornaram o Brasil de fato reconhecido internacionalmente por sua música.

Nos anos 70 Donato compôs com muitos grandes artistas da música brasileira como Marcos Valle, Paulo Cesar Pinheiro, Caetano Veloso, Gilberto Gil, entre outros. E após este período Donato ficou quase vinte anos sem gravara volta de João ao mundo do disco acontece em 1996 com o álbum "Coisas tão simples", produzido por João Augusto, para a EMI.

João foi amigo de todos os expoentes do movimento bossanovista, como João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Johnny Alf, entre outros, mas nunca foi caracterizado unicamente como tal, e sim um músico muito criativo e que promove fusões musicais, de jazz e música latina, entre tantos outros. Como arranjador participou de discos de grandes nomes da MPB como Gal Costa e Gilberto Gil.

Entre as composições mais conhecidas do músico, estão: "Amazonas", "Lugar Comum", "Simples Carinho", "Até Quem Sabe" e "Nasci Para Bailar". Segundo o crítico musical Tárik de Souza: "Durante muito tempo, João Donato foi um mito das internas da MPB. Gênio, desligado, louco, de tudo um pouco.”

E você pode conferir um pouco desta lenda neste final de semana no Sesc Belenzinho.

Quem: João Donato
Quando: 21, 22 e 23/10
Onde: Sesc Belenzinho
Quanto: R$ 32 inteira

Nenhum comentário: