quinta-feira, 28 de julho de 2011

Bom Retiro (Anhanguera e Bule), velho novo reduto do samba

Boa noite amigos do samba,

O Bom Retiro é um bairro notadamente importante na geografia e história paulistana. Ponto industrial, de imigração, de vendas de roupas e confecções, e que tem se transformado, cada vez mais, também no bairro dos sambas.

O Bom Retiro foi formado por chácaras e sítios que eram usados como retiros de fim de semana pela população abastada da cidade. O bairro foi considerado uma região importante no passado, quando as estações da São Paulo Railway e da Estrada de Ferro Sorocabana junto ao Jardim da Luz, faziam parte de belos e elegantes pontos de chegada e partida de viajantes.

Até mesmo o Sport Club Corinthians Paulista foi fundado por moradores da colonia italiana do no Bom Retiro, no ano de 1910, na Rua José Paulino. Assim permaneceu por algum tempo, inclusive quando se instalou a primeira linha de montagem de automóveis no Brasil (Ford), que abrigava em suma imigrantes italianos.

Na década de 60 a história mudou, e as fábricas foram dando lugar às confecções e tecelagem, na maior parte comandada por israelenses e sírios libaneses, tornando-se um bairro predominante de imigrantes do oriente médio com suas lojinhas e com uma prosperidade incrível. Hoje em dia toda esta história mudou um pouco e é muito forte a presença de coreanos, chineses e bolivianos.

Possuidor de uma importante herança patrimonial e cultural da cidade, o Bom Retiro abriga a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Sacra de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa e o Centro de Estudos Musicais - Tom Jobim.

E este bairro com tanta história e tão receptivo tem o prazer hoje de ter duas rodas de samba que andam movimentando os amantes do samba da cidade:

O Anhanguera Dá Samba acontece às últimas sextas-feiras do mês, e sempre tem como convidado um grande nome do samba, por lá já passaram Wilson Moreira, Monarco, Fabiana Cozza, Wilson das Neves, e nesta sexta que se aproxima receberá o mestre do partido alto Ari do Cavaco.



O Samba do Bule nasceu em 2007, e também acontece às últimas sextas-feiras do mês bem pertinho do Anhanguera, com uma proposta um pouco diferente, visto que homenageia compositores do samba, sem necessariamente contar com a presença dos mesmos. Na roda desta sexta-feira, 29/07, o homenageado será César Vieira, carinhosamente chamado de Cesão.



Aproveite a cidade, saia do lugar comum e conheça a história deste lugar urbano, maluco e maravilhoso. Viva o samba paulistano!


Nenhum comentário: