domingo, 22 de maio de 2011

Personagem do mês: Wilson das Neves


Boa tarde leitores do Samba Cidade,

Sexta-feira o Anhanguera Dá Samba completará 4 anos, e como em toda boa propaganda, quem sai ganhando é você! Sim, pois quem vem abrilhantar a comemoração junto aos Inimigos do Batente, será a grande figura de Wilson das Neves. 


Carioca de 1936, o instrumentista, cantor e compositor foi iniciado na música aos 14 anos de idade, pelo percussionista Edgar Nunes Rocca, “O Bituca”. Aos 21, descobriu o instrumento que o consagraria, a bateria, onde tocou no Conjunto Ubirajara Silva, a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Conjunto Ed Lincoln e as orquestras da TV Globo e TV Excelsior.


No final dos anos 60 lançou alguns LPs como instrumentista, e acompanhou diversos artistas como Elza Soares, João Donato, Nara Leão, Cartola, Clara Nunes, entre outros. Basta ir na contracapa de um ou outro LP de samba e ver que lá estava, nas gravações, o baterista Wilson das Neves. 

Em 1976 lançou pela Underground/Copacabana O Som Quente é o das Neves (não confundir com disco de mesmo nome, porém, sem o artigo definido masculino, de 1969). A partir daí Wilson das Neves dedicou-se quase que exclusivamente aos shows e gravações com artistas do primeiro time e à noite, deixando de lado a carreira solo, que só seria retomada para valer nos anos 90.  

Em 1995 lançou o LP com composições com PC Pinheiro (e uma faixa com Chico Buarque), O Som Sagrado de Wilson das Neves, o disco lhe valeu um prêmio Sharp de música, e apresentou a todos um excelente compositor e cantor.

 
Em 2004 apresentou o "Brasão de Orfeu", no qual reeditou a parceria com PC Pinheiro e cantou com parcerias. e agora com 64 anos, está em plena forma e dá lição de suingue no CD Pra Gente Fazer Mais Um Samba, no qual reúne um grupo de instrumentistas de primeira linha para dar sequência à sua tardia, porém brilhante, carreira de cantor.

Agora deu prá fazer filme - participou do filme sobre Noel Rosa -, shows e aparecer em São Paulo, e por isto torna-se imperdível.Que me perdoem pelo comentário lugar comum, mas o Wilson das Neves é o cara!

Quem: Wilson das Neves
Quando: 27/05
Onde: Clube Anhanguera
Quanto: R$ 15




Nenhum comentário: